quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programa da Ford incentiva uso de energia solar para recarregar bateria de carros elétricos

O conceito de veículos movidos a energia solar parece cada vez mais factível. A Ford anuncionou um adicional no mínimo interessante para o seu Ford Focus Eletric, carro com o lançamento previsto para dezembro deste ano. Em parceria com a SunPower, uma empresa especilizada em soluções ecológicas, a Ford oferecerá como adicional a possibilidade de instalação de painéis solares nos tetos das garagens dos compradores.

Focus Eletric (Foto: Divulgação)
Focus Eletric (Foto: Divulgação)

O programa foi batizado de "Drive Green for Life", e promete revolucionar o mercado de carros elétricos. Além de um solução ecológica, o sistema gera uma substancial economia no fim do mês. Isso porque os painés solares seriam capazes de produzir cerca de 3.000 kWh de eletricidade por ano, o que é energia suficiente para uma rodagem de cerca de 1.600 km em um único mês.

Apesar dos benefícios, ao que tudo indica, a iniciativa ainda está distante de se popularizar. Isso porque o sistema de painés solares estará disponível pela bagatela de US$ 10 mil, cerca de R$16 mil, valor acima da realidade de boa parte dos consumidores. Fora isso, a tecnologia ainda não trouxe a esperada independência para os carros elétricos. A notícia, no entanto, é um bom indício de que um futuro em que carros elétricos venham painés solares acoplados pode não estar longe de acontecer.

A iniciativa da Ford é inédita no mercado automobilístico. Aos que tiverem condições de arcar com os custos de instalação, esta parece ser uma boa pedida. A natureza certamente agradece

Nenhum comentário: