terça-feira, 24 de maio de 2011

Crianças Zumbi de Walking Dead?

E se os games não tivessem evoluido...

Apesar da gigante evolução dos games (já parou para pensar aonde essa tecnologia vai chegar?), hoje eu não recusaria "perder" algumas horas em frente a um ATARI, ou algum outro console da época.
Mas e se... os games não tivessem evoluído desde as décadas de 70-80? Como seriam as capas de jogos daquele tempo com temas atuais, como LOST, ou AVATAR?

Respondendo a essa pergunta, o designer gráfico Robert Penney criou divertidos cartazes retrô com alguns desses temas.


Coisas que você precisa saber para comprar um bom notebook em 2011

Pensando em adquirir um novo notebook? Então fique ligado nas nossas dicas para comprar um modelo com as tecnologias mais duradouras.

Possuir eletrônicos com as mais recentes tecnologias não é para qualquer um. Em se tratando de informática, é ainda mais difícil, afinal, é preciso ter muito dinheiro para bancar as atualizações constantes de hardware. Felizmente, quando o assunto é notebook, não é necessário realizar muitas modificações.

Apesar disso, muitos consumidores adotam o costume de trocar de laptop uma vez por ano. E é nesse momento que surge a dúvida crucial: afinal, qual modelo devo adquirir? Em 2011, essa decisão ficou um pouco mais complicada, pois surgiram diversos novos processadores e tecnologias.

O melhor notebook não é necessariamente o mais caro, pois tudo depende do que é melhor para você. Portanto, não fique se preocupando em seguir todas as nossas dicas, aproveite algumas como base e pesquise muito antes de comprar.

Processador: apostando certo

Como sempre, o primeiro item a ser definido em uma nova máquina é o processador. E como já é de praxe, volta a velha novela: AMD ou Intel? Bom, como estamos falando de CPUs para notebooks, o foco nem sempre é o desempenho, por isso, tudo depende.

Recentemente as duas fabricantes lançaram novos modelos de processadores, o que torna as escolhas um pouco mais complicadas. Ambas possuem CPUs voltadas para quem busca desempenho, modelos para economia de energia e até processadores com chip gráfico integrado.

Intel Core de segunda geração

Basicamente vamos dar destaque a duas linhas de processadores que valem a pena. Se você for optar por Intel, procure adquirir um notebook com CPU Intel Core de segunda geração. Não importa se você necessita de um i3, i5 ou i7. O essencial é observar se o notebook realmente conta com um modelo da nova linha da Intel.

Já se você vai optar por um notebook com AMD, talvez seja uma boa ideia decidir-se por um modelo com os novos processadores AMD Fusion (veja abaixo quais modelos compõem essa linha).

Poucas marcas fornecem computadores com essas CPUs, mas existem notebooks de qualidade com esse tipo de chip, o qual é muito econômico. Se você gosta de AMD ou se vai tentar mudar de rumo com a rival da Intel, talvez alguns notebooks da Sony possam satisfazer suas necessidades.

  • Processadores AMD Fusion da linha Zacate: E-240 / E-300 / E-350 / E-450
AMD Fusion

Memória DDR3

Ao optar por um computador com um dos processadores citados acima, já fica evidente que a memória instalada será do tipo DDR3. Todavia, se você atentar para os mínimos detalhes, não basta que a memória seja do padrão DDR3, mas também é crucial que a velocidade dela seja compatível com o desempenho que você almeja.

Caso você não vá comprar um notebook com um processador muito recente, deve optar por um laptop com memórias DDR2 de alta velocidade. Para o padrão DDR3 é interessante utilizar memórias que operem a 1.333 MHz; já para os módulos DDR2 a velocidade de 800 MHz é a mais comum.

Portas USB 3.0 são bem-vindas

A evolução não ficou apenas nos itens internos dos computadores. Os dispositivos externos também evoluíram e com isso apareceu o padrão USB 3.0. Acontece que encontrar um notebook com portas USB de terceira geração não é fácil. Aliás, até se encontra, porém o difícil mesmo é pagar o valor cobrado por computadores que tragam conexões com a especificação.


USB 3.0

Caso o modelo que você escolha ainda não traga portas USB 3.0, verifique se ele traz um mínimo de portas 2.0. Alguns modelos trazem apenas duas conexões USB 2.0, o que pode ser considerado muito pouco. O ideal é optar por um notebook com três ou quatro espaços para conectar dispositivos USB 2.0.

O HD ainda prevalece

O armazenamento dos notebooks teve evoluções de um ano para cá. Os drives SSD já são oferecidos em tamanhos maiores e estão deixando os HDs para trás no quesito velocidade. Entretanto, com grandes vantagens vem um grande preço. Sendo assim, a menos que você tenha dinheiro sobrando, a opção mais viável (e mais do que excelente) continua sendo os discos rígidos.

Não podemos sugerir um tamanho específico de HD, afinal, tudo depende do quanto de espaço você precisa. A maioria dos notebooks está vindo com modelos de 320 GB ou 500 GB, tamanhos mais do que suficientes para armazenar muitos vídeos em alta definição e prontos para guardar os jogos mais recentes.



Outra boa ideia é observar a quantidade de rotações por minuto do HD. Existem modelos de 5.400 RPM e 7.200 RPM, sendo que cada um possui suas vantagens. Os discos rígidos de 7200 RPM tendem a serem mais velozes, todavia, aquecem mais e são mais propensos a erros. Já os de 5.400 RPM perdem no quesito velocidade, mas garantem a segurança dos dados com baixas temperaturas.

Placa de vídeo razoável é interessante

Comprar um notebook com placa de vídeo dedicada custa caro, o que força os brasileiros a adquirirem modelos com placas gráficas integradas. Em geral, o desempenho das placas onboard é suficiente para a maioria das atividades multimídia e inclusive é aceitável para executar alguns games com gráficos de baixa qualidade.

Acontece que tudo está evoluindo e você não pode ficar para trás. Portanto, escolher um notebook com uma placa de vídeo razoável é uma boa tática para não ter de trocar de computador tão cedo. Como sempre, não podemos indicar outras marcas além de AMD e NVIDIA. As duas principais fabricantes de chips gráficos ainda continuam gerando os melhores resultados em notebooks.



Claro, se você não encontrar um computador com Radeon ou GeForce, uma Intel HD Graphics deve ser suficiente para assistir a filmes em Blu-ray e realizar algumas outras atividades. Em se tratando de placa gráfica, vale o mesmo conselho: procure optar por um notebook com placa de vídeo de última geração. Por exemplo: se for um PC com AMD Radeon, então que seja um que traga um modelo da série 6000.

Conectividade de última geração

Pode parecer besteira, porém não podemos deixar de frisar a importância de optar por um laptop compatível com as redes 802.11n. E mais, não basta ser compatível com o padrão 802.11n Draft: o modelo escolhido deve ser compatível com o protocolo final. Essa especificação é importante, pois cada vez mais redes estão adotando o novo padrão e, claro, seu notebook não pode ficar de fora das redes wireless.

Comprar um notebook compatível com Bluetooth também não é má ideia. Mesmo que você não tenha um smartphone ou outro dispositivo que utilize essa tecnologia, ter o recurso em seu PC é uma ótima vantagem, pois no futuro você provavelmente vai adquirir um produto compatível com esse modo de transmissão de dados. Vale salientar que o Bluetooth já está na versão 3.0, portanto, busque um computador equipado com o padrão mais recente.

Blu-ray é o futuro

Estamos chegando ao fim de nossas dicas, mas claro que não poderíamos esquecer-nos de falar sobre o leitor ótico. Ainda que os gravadores de DVD sejam perfeitos para a maioria das atividades, você deve ter em mente que um computador com uma CPU recente deve contar com o que há de melhor.


Assim, nada mais óbvio do que comprar um laptop com Blu-ray. Você não concorda? Bom, vamos explicar o porquê dessa recomendação. Primeiro que os filmes em Blu-ray já trazem conteúdo em alta definição, o que significa que você vai poder desfrutar de todo o poder de processamento do computador. E para melhorar, os discos Blu-ray estão cada vez mais baratos, o que significa que em breve os DVDs devem ser abandonados.

Não se esqueça de alguns detalhes importantes!

Muito bem, depois de tanta tecnologia, você pode ter ficado confuso e não ter a mínima noção de qual notebook vai escolher. Pois bem, como citamos no início deste artigo, é importante você adquirir um modelo que agrade as suas expectativas, mas também é primordial pensar no bolso.

Além disso, de nada vale adquirir o notebook mais potente do mercado, sendo que a bateria dele dura apenas uma hora. Com processadores econômicos, como o AMD Fusion, é possível conseguir usar o notebook por mais de cinco horas tranquilamente.

Na hora de comprar, também é importante estar atento quanto às conexões do notebook. Usuários que vão usar um monitor externo devem buscar um computador com DisplayPort ou HDMI. Já quem vai apenas usar o PC para exibir vídeos na tela de LCD (Plasma ou LED) não pode deixar de escolher um modelo com HDMI (não precisa ser o padrão 1.4, apesar de que notebooks com essa característica são mais interessantes).

E por falar em vídeos, vale lembrar a importância em adquirir um notebook com tela de alta definição. Nem citamos a questão da tela ser do tipo LCD com iluminação de LED, pois todos os novos notebooks vêm com esse tipo de display, todavia, ter um PC que execute vídeos em 720p ou até 1080p é mais do que imprescindível.







Recorde mundial de transmissão de dados é quebrado na Alemanha

Utilizando raio laser para a transmissão de dados, cientistas atingiram a velocidade de 26 terabits por segundo.




A disputa pelo título de transmissão mais rápida do planeta continua acirrada. Depois os grupos japoneses anunciarem as redes com velocidades de 100 terabits por segundo, agora o Karlsruhe Institute οf Technology, instituto de pesquisas da Alemanha, divulgou os resultados de testes que mostraram a velocidade de 26 terabits por segundo.

Se você está pensando “Mas 100 é muito mais do que 26”, precisa saber das próximas informações. Essa transferência foi realizada a uma distância de 50 Km, ao contrário do experimento japonês, que não apresentava distâncias tão grandes entre os terminais utilizados (eram apenas 16,8 Km).

Para o experimento, foram utilizados processadores óticos criados pelo Karlsruhe Institute οf Technology. A transmissão com velocidade real de 26 terabits por segundo permitiria que usuários transmitissem cerca de 130 discos de Blu-ray por segundo, ou 720 DVDs.


Seleção: os temas mais avassaladores para o seu Firefox

O Firefox é um navegador que aceita diversas modificações em sua interface, especialmente quando se tratam de temas. Isso faz com que a navegação se torne ainda mais interessante e diferenciada, já que você tem a qualidade do sistema já consolidado da Mozilla, juntamente com uma interface de dar inveja, com o seu estilo.

Entre as opções disponíveis, certamente existe um tema que preencha seus requisitos básicos de qualidade, personalizando a interface para deixar o computador com a sua cara. Entretanto, se você ainda não encontrou aquele tema ideal, não se desespere! Acesse o site http://www.getpersonas.com/en-US/ e escolha o tema que mais lhe agrada.

Eles são sinistros!

Utopia White

Para abrir a nossa lista, nada melhor do que um tema mais enxuto, que deixa seu navegador claro e limpo. O Utopia White tem essa característica, trazendo uma interface branca com detalhes em preto, além de abas em formato arredondado que certamente agradam aos mais modernos e minimalistas.

Utopia White

NASA Night Launch

Agora, se você gosta mesmo é de cores escuras, de preferência um tema em preto, o NASA Night Launch certamente será uma ótima escolha. Com ele, o navegador fica escuro como a noite e, de quebra, você ainda vê imagens de alta resolução da nave Discovery em janelas de download ou de opções. Já os botões não são modificados, o que é uma vantagem para quem procura por cores diferentes sem que a navegação sofra com isso.

NASA Night Launch

A Blue Fox Theme

Inspirado pelos carros com luzes neon que circulam pela cidade, o A Blue Fox Theme permite ao usuário deixar o navegador com uma aparência mais escura, com detalhes em azul que se destacam na página. Para completar, o tema ainda traz fundos com letras no estilo de grafites, decorando aquela nova aba antes de você abrir uma página da web.

A Blue Fox Theme

Purple Fox

O roxo também está em evidência no Purple Fox, um tema para quem procura por detalhes em uma cor mais do que marcante. Apesar de trazer um fundo preto, o que se destaca mesmo são as linhas e efeitos roxos que cobrem botões, abas e páginas. Este tema remete a um estilo sóbrio, porém sem se tornar chato ou sério demais.

Purple Fox

A Bloody Red Theme

Seguindo a linha de temas com cores fortes para o Firefox, o vermelho não poderia deixar de aparecer na lista. O A Blood Red Theme segue a mesma linha do tema roxo, porém com os detalhes todos em vermelho, que destacam o fundo preto da tela. Os botões, assim como o endereço das páginas da web são pintados de vermelho, combinando perfeitamente com todo o estilo “sanguinário” deste tema.

A Bloody Red Theme

FXChrome

Assim com o Firefox, o Chrome também possui um visual diferente, ainda mais simples e enxuto se comparado a outros sistemas. O FXChrome traz a para a raposa o que há de melhor no estilo moderno do browser da Google, sem que você precise trocar de um navegador para o outro.

FXChrome

MacOSX Theme (Firefox 4)

Se você não possui um Mac, mas não consegue deixar de admirar a interface simples e bonita do sistema operacional, é possível inseri-la em seu navegador. Feito especialmente para o Firefox 4, este tema traz o melhor da Maçã, desde os botões coloridos para minimizar e fechar janelas, cor característica, barras estilosas e muito mais.

MacOSX Theme

Firefox 3 Theme for Firefox 4+

Este tema propõe um retorno às “origens”, transformando o Firefox 4 novamente na versão 3.0, pelo menos em sua interface. Com isso, você ainda pode aproveitar as melhorias de segurança da nova versão, porém sem abrir mão da visualização mais adorada do navegador.

Firefox 3 Theme for Firefox

Walnut for Firefox

Diferente do que existe por aí, o Walnut certamente traz um destaque diferente para o Firefox. Com a interface inteira transformada em madeira, o programa muda tudo, desde botões, barras, janelas e até campos de busca. A cor de nogueira (nem clara ou escura, mas em um tom agradável) deixa tudo destacado, o que é uma ótima pedida para quem procura por um tema mais do que original.

Walnut for Firefox

Ecology

Aqueles que estão ligados nas questões ambientais também podem decorar o navegador. O Ecology é um tema que traz a cor verde clara como destaque, com detalhes mais escuros e desenhos de botões que remetem à sustentabilidade. Ele traz ainda o símbolo de reciclagem enquanto abre uma nova página, para que você nunca se esqueça de proteger e ajudar o planeta.

Ecology

Noia 4

Sucessor do Noia 2.0 eXtreme, este tema deixa o Firefox 4 ainda mais bonito e moderno, com tons de cinza em degradê. Os botões são coloridos e elegantes, combinando perfeitamente com as novas barras de rolagem da página, janelas de download e de complementos. Ele traz um ar muito mais descontraído à interface, agradando a quem procura por um tema do gênero.

Noia 4

BBB Bear Blue Baby

Procurando por um tema mais delicado? O Bear Blue Baby traz ursinhos, casinhas e estrelinhas para os botões do Firefox. Com um azul celeste predominante, o tema modifica o formato das abas do navegador e deixa tudo muito mais fofinho, perfeito para garotas delicadas e crianças que já passeiam pela web.

BBB Bear Blue Baby

O futuro do mundo de acordo com os resultados do Google

Utilização de códigos apropriados geram resultados de possíveis eventos do futuro. Confira o que vai acontecer nos próximos anos.


O site xkcd publicou ontem uma imagem mostrando os principais resultados do Google para eventos futuros. A ideia era montar uma linha do tempo de 2012 até 2101. Para isso, o site em questão realizou buscas usando códigos específicos no Google. Confira os principais eventos:

  • 2012: Apocalipse;
  • 2014: Linux se torna o sistema operacional dominante;
  • 2015: Pobreza extrema e fome são erradicadas;
  • 2016: Android alcança 45% do mercado de smartphones;
  • 2018: Jesus volta à Terra;
  • 2020: Energia solar se torna mais barata que combustíveis fósseis;
  • 2022: Padrão HTML 5 está completo;
  • 2023: Jesus volta à Terra (novamente);
  • 2024: Atlantis começa a reaparecer;
  • 2025: População mundial chega a 8 bilhões de habitantes;
  • 2029: Wikipedia conta com 30 milhões de artigos;
  • 2032: Todo o mundo se converte para o Cristianismo;
  • 2040: Nanotecnologia oferece imortalidade aos humanos;
  • 2050: Sexo com robôs torna-se possível;
  • 2050: China domina o espaço;
  • 2053: Cachorros podem dirigir carros;
  • 2062: Os Jetsons;
  • 2063: Primeira espaçonave a ultrapassar a velocidade da luz;
  • 2078: Jornais morrem;
  • 2101: Guerra!

Moto com cara de predador

Da série: coisas que me fazem dizer “PUTA QUE PARIU!” bem alto.
A foto abaixo mostra o que é para mim a motocicleta mais modafoca de todos os tempos e vai demorar MUITO até alguém aparecer com algo tão foda. Essa motoca levou o conceito de ‘awesomeness’ para o infinito. Detalhe: o mod é em cima de uma Suzuki Hayabusa 2007, ou seja, além de tudo essa porra corre pra caralho.





Sério, observem a riqueza dos detalhes. Não só a cabeça do Predador está incrivelmente detalhada, como o dono da moto preocupou-se com os mínimos detalhes nessa moto sensacional. Até o crânio humano com coluna cervical do lado tem lá.











Carros bem estacionados