quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lixeira inteligente manda e-mail para avisar que ficou cheia

A tecnologia já revolucionou muitas coisas, e a próxima delas pode ser o que conhecemos como lata de lixo. Já pensou em uma lixeira que é capaz de armazenar muito mais material e enviar um e-mail para avisar que ficou cheia? Pois ela existe, está sendo testado em várias cidades e balneários da Irlanda, e se chama Big Belly — ‘barrigão’, em português.


Lixeira inteligente que manda e-mail (Foto: MAil Online)
Lixeira inteligente manda e-mail (Foto: Mail Online)

A lixeira high tech é amiga do meio ambiente. Toda energia utilizada por ela é gerada a partir do sol. São necessários apenas oito horas de luz solar por mês para produzir energia suficiente para compactar o lixo e armazenar um volume até oito vezes maior que as lixeiras convencionais.

Além disso, a lixeira futurista foi criada para receber apenas plástico, papel, vidro e metal, ou seja, todo material retirado dela pode (e deve) ser reciclado.

Outra funcionalidade interessante é que a lixeira pode ser programada para enviar uma mensagem de e-mail quando o cesto estiver cheio. Quando isso acontece, para garantir que o lixo não transborde, o Big Belly ainda emite um alerta para que a pessoa procure por outra lixeira.

A lixeira futurista foi desenvolvida pela companhia irlandesa Kyron, e sai por £ 3,200 (cerca de R$ 8 mil). O preço não é muito convidativo, mas tem suas vantagens para as empresas de limpeza: graças a tecnologia, é possível saber exatamente quais lixeiras precisam ser esvaziadas, fazer a limpeza apenas quando realmente for necessário, e economizar com o transporte.

Resta saber se a tecnologia funcionaria no Brasil, onde as lixeiras são constantemente vandalizadas.

Via: Mail Online

Nenhum comentário: