quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como funciona de verdade a Escala Richter

Muitos já devem ter ouvido nos noticiários ou lido nos jornais que tal terremoto atingiu X graus na Escala Richter. E pela quantidade informada nós já temos uma noção da gravidade do terremoto. Mas como que eles conseguem determinar esse número? É o que você descobre lendo este post.

A Escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico – o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram naCalifórnia (oeste dos Estados Unidos), porém devido ao seu fácil cálculo, ela foi adotada como escala oficial para determinar a força de um terremoto.

E para calcular essa quantidade específica de graus, os dois cientistas desenvolveram um simples (pra eles) cálculo, onde é calculado o logaritmo da medida da amplitude das ondas sísmicas a 100 km do epicentro. A fórmula:

ML = logA – logA0
Onde A representa a amplitude máxima medida no sismógrafo e A0representa uma amplitude de referência. Assim, por exemplo, um sismo commagnitude 6 tem uma amplitude 10 vezes maior que um sismo de magnitude 5, do mesmo jeito que um sismo de magnitude 6 liberta cerca de 31 vezesmais energia que o de magnitude 5.

Veja a tabela logo abaixo para saberos danos causados por um terremoto, e qual o seu grau correspondente:





Nenhum comentário: