quinta-feira, 16 de junho de 2011

Palavrões ajudam a reduzir a dor

Um estudo realizado por pesquisadores da University Keele descobriu que os voluntários que amaldiçoaram a vontade poderiam suportar a dor quase 50% mais do que aqueles que não o fizeram.

O trabalho de equipe do Dr. Richard Stephens, da escola de psicologia Keele, aparece na revista NeuroReport. Dr Stephens surgiu com a ideia para o estudo após a posse, quando ele acidentalmente atingiu seu polegar com um martelo, na construção de um jardim.

Ele recrutou 64 voluntários para participar e cada um foi convidado a mergulhar a mão em um balde de água gelada pelo maior tempo possível e repetir um palavrão de sua escolha. Eles foram, após ele pediu para repetir a experiência, desta vez usando uma palavra mais comum que eles usariam para descrever uma mesa.

Apesar de suas expectativas iniciais, os pesquisadores descobriram que os voluntários foram capazes de manter suas mãos mergulhadas na água gelada por um longo período de tempo sem repetir o palavrão.

Em média, os alunos podiam tolerar a dor por quase dois minutos, quando pronunciavam o palavrão em comparação com apenas um minuto e 15 segundos, quando não usavam.

Embora não seja claro como ou por que esta relação existe, a equipe sugere que a aceleração da frequência cardíaca dos voluntários repetindo o palavrão pode indicar um aumento da agressão, em uma resposta de luta ou fuga clássica para minimizar uma fraqueza ou ameaça, a fim de lidar com ela.

O Dr. Stephens disse que os resultados também podem explicar porque a prática de séculos de maldição desenvolvidos ainda persiste até hoje.

Nenhum comentário: