segunda-feira, 6 de junho de 2011

Converta, redimensione e trate suas imagens online

Nível: Intermediário
Aplicativos necessários: FixPicture
Passos: 10

Existem vários programas para tratamento e edição de imagem, mas, em muitos casos, são softwares pagos e seus preços não são nada convidativos. Além disso, pode ocorrer de precisarmos tratar ou editar uma imagem rapidamente, em um computador em que tais programas não estejam instalados. Nesse caso, a solução ideal pode ser um aplicativo online, como o FixPicture, que apresentaremos nesta dica.

Obviamente, as opções disponíveis no site são limitadas e não chegam nem perto das de um Photoshop, por exemplo. Porém, além de ser gratuito, FixPicture é uma boa alternativa para a realização de ajustes simples, como redimensionamento, conversão, ajuste de exposição e contraste e tratamentos de cor. Veja como funciona:

Passo 1. Após acessar o FixPicture, a primeira coisa é escolher a imagem que vai ser editada. Para isso, clique em "Browse" e localize o arquivo em seu computador.

Escolhendo a imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)Escolhendo a imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 2. Para converter a imagem, selecione o formato de saída desejado ao lado de "Output" e defina a qualidade final da imagem - Good (boa), Better (média), Best(melhor). Essas opções estão disponíveis somente para os formatos JPEG e PNG.

Escolha do formato para conversão (Foto: Reprodução/TechTudo)Escolha do formato para conversão (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 3. Para redimensionar (Resize) ou "rotacionar" (Rotation) a imagem escolhida, clique em "Options" e selecione a opção desejada.

Passo 4. Ainda no menu "Options", ao lado de "Effect", marque a opção "Automatic Levels" para corrigir a "iluminação" da sua imagem. Essa opção é recomendada para fotos subexpostas ou superexpostas.

Passo 5. Marque a caixa "Automatic Constras" para aumentar o contraste de suas imagens. Use este efeito em imagens "lavadas" ou para criar uma imagem de alto contraste.

Passo 6. Selecione a caixa "Greyscale" para transformar a imagem em uma foto em preto e branco (P&B).

Passo 7. Marque a opção "Sharpen" para aumentar a nitidez da imagem. Essa opção é recomendada para imagens "granuladas" ou "pixeladas".

Opções de edição de imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)

Opções de edição de imagem (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 8. Marque a opção "Sepia" caso deseje dar um tom amarelado (antigo) à sua imagem.

Passo 9. Após escolher todos as opções desejadas, clique em "Convert", ao lado do botão "Browse".

Passo 10. Para salvar a imagem convertida, clique no link disponibilizado e, após a exibição da imagem, clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione a opção "Salvar imagem como..."

A imagem ficará disponível no servidor do FixPicture por 2 horas para que você possa baixá-la. Após esse período, o arquivo será descartado e as modificações serão perdidas.

Nenhum comentário: